AB News O Blog da AB Mais

Loteamento: tire suas dúvidas e confira as vantagens desse tipo de empreendimento

05

maio - 2023

Um loteamento é uma divisão de uma área de terra em lotes para edificação, em alguns casos, eles podem ter uma estrutura à disposição dos moradores, como áreas comerciais, por exemplo. Apesar de serem confundidos, um loteamento não é o mesmo que um condomínio. 

Dependendo do tipo do loteamento, ele possui as vias públicas e estruturas de lazer disponíveis também para os moradores da cidade. Já no caso de um condomínio, a infraestrutura interna e as áreas de lazer são fechadas e exclusivas para o uso dos moradores. Se você está interessado em investir em um loteamento, confira o artigo a seguir e esteja por dentro das principais informações sobre ele:

Para poder ser comercializado, o projeto do loteamento deve ser analisado pela prefeitura da cidade que vai verificar se ele está conforme as diretrizes de uso do solo e se estão sendo respeitados: 

  • Espaços livres;
  • Áreas de circulação;
  • Áreas reservadas para equipamento urbano e comunitário; e
  • Áreas verdes preservadas.

Feito isso, o projeto já pode ser aprovado e comercializado. 

Tipos de loteamentos

Entre os principais tipos de loteamentos, podemos citar:

Loteamento fechado

Este é o loteamento que se assemelha a um condomínio, pois todas as suas áreas privativas são de uso exclusivo dos moradores. Para manter a manutenção das áreas comuns deste loteamento, podem ser cobradas taxas, ou seja, neste caso você não arca somente com a sua casa, mas também com os custos relacionados às demais áreas do loteamento.  

Loteamento aberto

Neste tipo de loteamento, o proprietário deve manter a manutenção somente do seu lote. As vias e estruturas de lazer são de responsabilidade da prefeitura e do loteador. Apesar disso, ainda pode ter, por exemplo, associações de moradores que mantêm a manutenção e uso adequado das áreas comuns do loteamento. 

A principal diferença para esse tipo é que as áreas de lazer são de uso geral, então qualquer pessoa que more próximo ao loteamento pode fazer o uso sem precisar pagar por isso. 

Loteamento Residencial

Este loteamento tem o foco somente para a construção de moradias e costumam estar localizados em bairros considerados zonas residenciais pela prefeitura. Nesse loteamento não poderá ter lojas ou comércios, seu uso é exclusivamente residencial.

Loteamento Comercial

Automaticamente, o loteamento comercial se diferencia do residencial e é destinado à construção de áreas comerciais, sendo lojas, escritórios, supermercados, clínicas de saúde, dentre outros. Eles devem estar localizados em zonas consideradas comerciais pela prefeitura e claro, não devem ter lotes residenciais. 

Loteamentos mistos

Os loteamentos mistos podem ter lotes com foco em moradia, outros em comércio e podem até mesmo ser destinados à indústria. Para isso, ele deve estar localizado em uma zona de uso misto. 

Esses loteamentos são muito vantajosos, pois entregam uma infraestrutura de qualidade para os moradores, podendo até mesmo ter a possibilidade de trabalhar em um dos comércios ou indústrias ali localizados. 

 Vantagens do loteamento

Ao investir em um loteamento, você terá diversas vantagens: 

  • Eles possuem um preço acessível quando comparados à terrenos isolados em um bairro;
  • Eles costumam ser valorizados com o decorrer do tempo, isso acontece porque os loteamentos estão sendo muito procurados atualmente;
  • Os loteamentos possuem facilidades para realizar a sua compra, seja pela compra do lote pronto ou para construção, eles podem até mesmo ser financiados, basta verificar as condições;
  • Não será necessário arcar com os custos de infraestrutura básica;
  • Muitos loteamentos costumam oferecer áreas de lazer com quadras, espaço para realizar uma caminhada, possuem ciclovias e diversas outras opções que focam no bem-estar dos moradores;
  • Os loteamentos geralmente estão bem localizados, em áreas de crescimento das cidades e com uma localização de fácil acesso;
  • Você pode construir a casa do seu jeito, personalizada e que atenda as expectativas da sua família.

A ABMAIS URBANISMO possui empreendimentos que atendem a diversas necessidades. Não deixe de conferir os loteamentos oferecidos por essa empresa que apresenta um novo conceito para a sociedade a partir do setor imobiliário.

© 2023 - Todos os direitos reservados.
CNPJ: 48.985.221/0001-92
ABMAIS URBANISMO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA