AB News O Blog da AB Mais

O que você precisa saber sobre financiamento de terrenos

19

maio - 2023

Para as pessoas que não possuem renda para pagar um imóvel à vista, uma opção é fazer o financiamento de um terreno, pagando parcelas que estejam dentro do orçamento familiar e assim que possível, construir a casa própria. Se você é uma das pessoas interessadas em comprar um terreno e está nessa situação, confira o artigo a seguir e esteja por dentro do que é necessário para realizar essa compra:

Como funciona um financiamento?

Antes de fazer o financiamento, é preciso pagar uma entrada. O restante do valor é avaliado pelo banco, que pode liberar ou não o valor solicitado. Quando aprovado, o dinheiro do financiamento é liberado diretamente para o vendedor.

Após isso, o imóvel fica alienado ao banco, ficando registrado no nome da instituição financeira, mesmo que o comprador possa usá-lo como bem entender. Se não houver o pagamento da dívida, o banco negocia o valor, mas se ainda assim não for possível entrar em um acordo o terreno ou o imóvel pode ser recuperado para quitar a dívida. Se a dívida for paga conforme o que foi previsto, o comprador já estará liberado a passar a propriedade para o seu nome.

Como funciona o financiamento de terreno?

Para fazer um financiamento de terreno é preciso considerar alguns itens, é importante avaliar os aspectos essenciais para o seu bem-estar, como:

  • Localização;
  • Vizinhança;
  • Infraestrutura;
  • Acessibilidade;
  • Acesso a comércio e serviços.

Feito isso, é preciso analisar a documentação do terreno, verificar na Prefeitura e no Cartório de Registro de Imóveis, pois com isso você garante que o financiamento do terreno será aprovado. Em seguida, é o momento de reunir a documentação para o financiamento de terreno, isso possibilita realizar a modalidade de compra no banco de sua preferência.

O financiamento do terreno começa com uma simulação do valor pelo site do banco, possibilitando entender qual seria o valor das parcelas a serem pagas para a instituição financeira e qual seria a entrada do imóvel. Agora você deve analisar as opções, conferir as taxas de juros e escolher a melhor alternativa. Mas atenção! Não esqueça que ainda será feita a construção da casa, portanto, tenha um orçamento separado para essa etapa.

Para o financiamento de terrenos, os recursos são liberados apenas pelo SBPE. Este procedimento depende dos documentos necessários para a compra de terrenos. Ou seja, você deve cumprir os requisitos exigidos pela instituição financeira para realizar a compra do bem.

É importante destacar que o financiamento entre imóveis e terrenos não acontece sob as mesmas condições. Isso porque existe uma diferença entre lote, terreno e imóvel construído. No caso de financiamento de terrenos, os principais pontos a se considerar são: 

  • Os juros para o financiamento de terreno costumam ser um pouco mais elevados; 
  • O limite de crédito nessa linha de crédito é de, aproximadamente, 70% do valor da área;
  • O FGTS não pode ser utilizado.

Apesar destes itens, tudo vai depender do seu relacionamento com o banco, então você pode acabar tendo condições facilitadas e o FGTS pode ser aproveitado para construir a casa. Uma vantagem desse financiamento é que costumam ser mais fáceis de serem aprovadas do que outros financiamentos imobiliários, isso acontece porque casas e apartamentos costumam passar por vistorias e podem ser recusados.

Quem pode financiar?

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode financiar um terreno, mas é preciso analisar quanto da sua renda será comprometida com o valor das parcelas e seu nome também não pode estar vinculado a restrições financeiras. No caso da CAIXA, ela não permite que as parcelas ultrapassem 30% da sua renda. 

Quais bancos oferecem financiamento de terreno?

O principal banco que realiza financiamento imobiliário de terreno é a Caixa Econômica Federal. No entanto, os bancos privados também oferecem essa possibilidade, sendo eles: o Itaú, Santander e o Bradesco. 

Com todas essas informações você não pode perder a oportunidade de conferir os terrenos disponíveis nos empreendimentos da ABMAIS URBANISMO, uma empresa que entrega qualidade de vida por meio de novas tecnologias e modernidade para o setor imobiliário.

© 2023 - Todos os direitos reservados.
CNPJ: 48.985.221/0001-92
ABMAIS URBANISMO EMPREENDIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA