05
maio - 2023
Um loteamento é uma divisão de uma área de terra em lotes para edificação, em alguns casos, eles podem ter uma estrutura à disposição dos moradores, como áreas comerciais, por exemplo. Apesar de serem confundidos, um loteamento não é o mesmo que um condomínio.
Dependendo do tipo do loteamento, ele possui as vias públicas e estruturas de lazer disponíveis também para os moradores da cidade. Já no caso de um condomínio, a infraestrutura interna e as áreas de lazer são fechadas e exclusivas para o uso dos moradores. Se você está interessado em investir em um loteamento, confira o artigo a seguir e esteja por dentro das principais informações sobre ele:
Para poder ser comercializado, o projeto do loteamento deve ser analisado pela prefeitura da cidade que vai verificar se ele está conforme as diretrizes de uso do solo e se estão sendo respeitados:
Feito isso, o projeto já pode ser aprovado e comercializado.
Entre os principais tipos de loteamentos, podemos citar:
Este é o loteamento que se assemelha a um condomínio, pois todas as suas áreas privativas são de uso exclusivo dos moradores. Para manter a manutenção das áreas comuns deste loteamento, podem ser cobradas taxas, ou seja, neste caso você não arca somente com a sua casa, mas também com os custos relacionados às demais áreas do loteamento.
Neste tipo de loteamento, o proprietário deve manter a manutenção somente do seu lote. As vias e estruturas de lazer são de responsabilidade da prefeitura e do loteador. Apesar disso, ainda pode ter, por exemplo, associações de moradores que mantêm a manutenção e uso adequado das áreas comuns do loteamento.
A principal diferença para esse tipo é que as áreas de lazer são de uso geral, então qualquer pessoa que more próximo ao loteamento pode fazer o uso sem precisar pagar por isso.
Este loteamento tem o foco somente para a construção de moradias e costumam estar localizados em bairros considerados zonas residenciais pela prefeitura. Nesse loteamento não poderá ter lojas ou comércios, seu uso é exclusivamente residencial.
Automaticamente, o loteamento comercial se diferencia do residencial e é destinado à construção de áreas comerciais, sendo lojas, escritórios, supermercados, clínicas de saúde, dentre outros. Eles devem estar localizados em zonas consideradas comerciais pela prefeitura e claro, não devem ter lotes residenciais.
Os loteamentos mistos podem ter lotes com foco em moradia, outros em comércio e podem até mesmo ser destinados à indústria. Para isso, ele deve estar localizado em uma zona de uso misto.
Esses loteamentos são muito vantajosos, pois entregam uma infraestrutura de qualidade para os moradores, podendo até mesmo ter a possibilidade de trabalhar em um dos comércios ou indústrias ali localizados.
Ao investir em um loteamento, você terá diversas vantagens:
A ABMAIS URBANISMO possui empreendimentos que atendem a diversas necessidades. Não deixe de conferir os loteamentos oferecidos por essa empresa que apresenta um novo conceito para a sociedade a partir do setor imobiliário.